
Os projetos e clubes dão um importante contributo para se atingirem os objetivos consagrados no projeto educativo. Anualmente, a oferta e a participação são reveladoras do dinamismo do Agrupamento, do envolvimento da comunidade educativa, do empenho e dedicação de professores e alunos e demais colaboradores. A diversidade de projetos e clubes denota a preocupação para o desenvolvimento, nos alunos do AEF (centro de toda a atividade educativa), de competências básicas exigidas pela sociedade atual e consequentemente para a promoção do sucesso educativo e a manutenção de níveis residuais do abandono escolar. A cultura de mudança subjacente a esta preocupação conta com o contributo das reflexões/avaliações permanentes a diversos níveis, não só do conselho de projetos e clubes, mas também, a um nível mais abrangente, da direção, do conselho pedagógico, dos departamentos, dos conselhos de coordenadores dos DT e da equipa de autoavaliação, permitindo incorporar as mudanças necessárias e a consequente adaptação contínua, assegurando algumas continuidades, reformulando ou implementando novos projetos/clubes. É bem evidente a preocupação na diversificação e oferta de experiências de aprendizagem em espaço formal e não formal, as quais valorizam o percurso formativo não só dos alunos mas de outros agentes educativos, nutrindo potencialidades de desenvolvimento individual (+ Pessoa), que conduzem à valorização coletiva e ao reconhecimento externo (+ Escola; + Fundão). Os projetos e clubes privilegiam o sentido de pertença a uma comunidade, reconhecendo as alterações de ordem social, educativa (escola inclusiva) e económica, desenvolvendo ações abrangentes (vertentes ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica) destinadas ao público interno e externo e valorizando o envolvimento da comunidade educativa, potenciando, assim, práticas inovadoras e contributos diversificados com resultados que abrangem a organização como um todo. Promovem a articulação de órgãos e serviços, internamente e com o exterior, uma vez que só desta forma é possível o envolvimento de diferentes estruturas, alunos de diferentes turmas e níveis de ensino, EE/pais, docentes de várias áreas, entidades externas e pessoal não docente, em torno de objetivos/ações comuns. Reforçam uma atitude de maior abertura ao exterior pelas inúmeras parcerias estabelecidas e pela organização e participação em eventos de divulgação dos projetos e clubes/atividades desenvolvidas. Evidenciam uma preocupação em incrementar a eficiência, motivando alunos e colaboradores, partilhando recursos, reduzindo custos, utilizando as tecnologias de informação (alguns projetos candidatam-se a financiamento externo, outros articulam ações preocupando-se em estabelecer redes de trabalho internas e com o exterior, solicitam apoios a empresas ou a outras entidades.
Educação para o Empreendedorismo
Docente responsável: Armando Fino.
Pensar Agir Liderar
Resumo do projeto: Ser empreendedor é sobretudo uma atitude. Educar para o empreendedorismo é preparar os jovens para aprender a agir e a pensar. Com este projeto, na escola desde 2006, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos, desenvolvendo iniciativas/programas/projetos diversificados.
Objetivos gerais: Desenvolver competências empreendedoras; Adquirir conhecimentos e selecionar boas práticas a fim de generalizar na escola um ambiente ainda mais empreendedor; Fortalecer o estabelecimento de parcerias com empresas/ instituições; Promover o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos alunos e pelo Agrupamento.
ECO-Escolas 2018/2019
Educação
Ambiental
Sustentabilidade
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações nas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Para Receber a Bandeira Verde (Galardão) a escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade, Eco-Código.
O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas, incluindo atividades no âmbito dos temas-base e de pelo menos mais um tema do ano.
A escola foi premiada pela participação, no ano letivo 2017/ 2018, na 10ª edição da Geração Depositrão, por ter recolhido, na 2ª fase, 3570 kg.
Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos subprojectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas. É no confronto com os problemas concretos da sua comunidade e com a pluralidade das opiniões nela existentes que os alunos vão adquirindo a noção da responsabilidade perante o ambiente, a sociedade e a cultura em que se inserem, compreendendo gradualmente o seu papel de agentes dinâmicos nas transformações da realidade que os cerca.
Objetivos gerais: : Melhorar o desempenho ambiental da escola; Envolver os alunos nos processos de decisão e implementação das atividades relacionadas com o ambiente. Desenvolver uma consciência ecológica que privilegie a conservação da natureza e o reaproveitamento das suas matérias-primas..
Docente responsável: Célia Freitas.
SER SOLIDÁRIO
Docente responsável: Ana Brioso.
Solidariedade Partilha
Resumo do projeto: Recolha de contributos da comunidade escolar (roupas, material escolar, alimentos, artigos de higiene …) para distribuição aos alunos mais carenciados do Agrupamento e na comunidade concelhia através das entregas à “Loja Social do Fundão”. O projeto apoia, ainda, outras instituições de cariz social promovendo/ divulgando os seus produtos.
Objetivos gerais: Desenvolver competências no âmbito da educação para a solidariedade e voluntariado; Contribuir para a melhoria do bem-estar de alunos carenciados do Agrupamento de Escolas; Contribuir para a melhoria do bem-estar de famílias carenciadas no concelho, através da colaboração com a Loja Social do Fundão; Divulgar os produtos elaborados pelos clientes da APPACDM do Fundão e/ou partilhar recursos; Contribuir para a redução de resíduos.
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SERVIÇO DE VOLUNTARIADO SEMANAL NO HOSPITAL DO FUNDÃO
Docente responsável: Fátima Corredoura, Conceição Godinho e António Belo
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Resume: O grupo de voluntariado conta com alunos e três professores participantes. O projeto consta da visita semanal, em regime de rotatividade, aos doentes internados no Centro Hospitalar Cova da Beira - Hospital do Fundão. O grupo semanal é constituído por quatro elementos: dois alunos voluntários e dois professores. As ações de voluntariado são mantidas ao longo de todo o ano, em período letivo através de professores e alunos; em período não letivo, através dos professores e, eventualmente, alunos que se disponibilizam a participar. A abordagem ao doente inicia-se com a oferta de exemplares do “Jornal do Fundão” cedidos por aquele semanário. A partir dessa primeira abordagem é desenvolvida a interação com cada doente, essencialmente no sentido de atenuar a realidade do internamento hospitalar. Sempre que se concretiza a edição do jornal escolar “Olho Vivo”, os alunos voluntários também distribuem exemplares no sentido de divulgar as atividades realizadas no Agrupamento e promover a articulação com a comunidade. O projeto possui outras áreas de intervenção, nomeadamente: participação em atividades de animação dos espaços hospitalares na época natalícia e de chegada da primavera, intituladas respetivamente, “Natal no Hospital” e “Sentir a Primavera” que têm sido desenvolvidas em colaboração com o Departamento de Expressões. Estas ações têm sido implementadas em colaboração com o Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira; e o envolvimento em atividades solidárias tem sido articulado com o Banco Alimentar da Cova da Beira e a Missão Continente/ Cruz Vermelha Portuguesa.
Objetivos gerais: Favorecer o contacto intergeracional através do interesse e disponibilidade para interagir com os utentes; Valorizar boas práticas de cidadania; promover uma abertura da escola à comunidade.
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DESPORTO ESCOLAR
Docente responsável: José Miranda.
Competição Saúde Comportamento cívico
Resumo do projeto: Através do Projeto de Desporto Escolar, o acesso à prática desportiva torna-se num elemento chave na formação integral dos alunos, favorecendo a aquisição de competências de cidadania, hábitos de vida saudável e promoção do sucesso escolar.
As modalidades praticadas no AEF são: basquetebol juvenis masculinos; futsal masculino iniciados; natação (todos os escalões); ginástica rítmica (todos os escalões); futsal juvenis femininos; dança; andebol infantis masculinos.
PES - Programa de Educação para a Saúde
Docente responsável: Alda Fidalgo.

Resumo do projeto:
O Agrupamento de Escolas do Fundão foi classificado com o nível III (avançado), no âmbito do galardão Selo Escola Saudável. Esta atribuição é o reconhecimento, por parte da DGE, do trabalho desenvolvido em prol da saúde e do bem-estar da comunidade educativa; das relações interpessoais saudáveis; da participação da comunidade educativa; dos resultados das aprendizagens e da imagem positiva da escola. Continuamos a trabalhar no sentido de termos uma escola cada vez mais saudável, em que a Educação para a Saúde se define como “uma combinação de experiências de aprendizagem que tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”(OMS).
Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde, ou seja, ao seu bem-estar físico, social e mental. A ausência de informação incapacita ou dificulta a tomada de decisão.
Neste contexto pretende-se que sejam desenvolvidas atividades no âmbito da Alimentação Saudável e Atividade Física, Educação para o Consumo, Saúde Sexual e Reprodutiva, Sexualidades e Prevenção de IST, Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas, Prevenção da Violência Escolar e do Bullying.
A concretização destas atividades irá ter o apoio de várias entidades parceiras: Centro de Saúde do Fundão; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias; Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde do nosso Agrupamento.
O Gabinete de Apoio ao Aluno conta com elementos da equipa PES, para apoio aos alunos e a outros elementos da comunidade.
No âmbito do Clube de Saúde sempre que haja necessidade de atendimento, ao nível da enfermagem, contamos com o apoio técnico de uma enfermeira da UCC- Centro de Saúde.
Neste gabinete funciona também o apoio prestado pela Terapeuta da Fala do nosso agrupamento, aos alunos que dele necessitam.
Objetivos gerais: Contribuir para a promoção e educação para a saúde da população escolar; Desenvolver estilos de vida saudáveis; Prevenir comportamentos de risco; Contribuir para a promoção e educação para a saúde da população escolar; Desenvolver estilos de vida saudáveis; Prevenir comportamentos de risco; Envolver a Comunidade Educativa nas ações de Escola, no âmbito da saúde.
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PROGRAMAÇÃO NO 1º CICLO e 2º CICLO (Academia de Código)
Docente responsável: Teresa Félix
Programação Animação Jogos
Resumo do projeto:
É um projeto de parceria com a câmara municipal do Fundão (CMF). É um trabalho com alunos, dinamizado por um formador da CMF, coadjuvado pelo professor da turma, durante 60 minutos semanais - no 1º ciclo e 45 minutos semanais - no 2º ciclo.
Dos currículos referem:
Introdução à programação (Nível I)
Através de jogos, vídeos e atividades, os alunos têm um primeiro contacto com a programação. Adquirem noções básicas de programação, identificam computadores, constroem robôs e programam no contexto de pequenos projetos.
Introdução à programação (Nível II)
Os alunos aprofundam e adquirem novos conceitos de programação, através de vídeos e projetos de programação por blocos de histórias, animações e pequenos jogos.
Objetivos gerais: Preparar a criança para uma sociedade digital através do ensino das ciências da computação.
Parlamento dos Jovens
Cidadania Tolerância Debate de ideias
Parlamento dos Jovens - 3º ciclo
Coordenador: António Amaral/ Conceição Godinho/ Graciete Fernandes.
programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e de Fora da Europa. O programa com o tema VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: Da sensibilização à ação! culmina com a realização anual da Sessão Nacional na Assembleia da República destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico..
Objetivos gerais: Promover e valorizar a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade; Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
Engenheiras por um dia
Coordenadora: Cristina Guedes/Teresa Correia/Ana Raposo
Igualdade de género Dessegregação das escolhas profissionais
Apesar da evolução positiva das áreas profissionais associadas às engenharias e às tecnologias, quanto a remunerações e rendimentos, possibilidades de carreira e potencialidades de inovação e de progresso para a economia, constata-se uma evolução negativa preocupante da taxa de feminização dos cursos de engenharia e tecnologias.
O projeto visa prevenir o futuro agravamento das discrepâncias entre os sexos quanto a rendimentos, possibilidades de carreira e oportunidades de ascensão a cargos de tomada de decisão, em áreas centrais da economia.
Objetivos gerais: Levar as raparigas a fazer uma escolha mais livre das áreas de estudo, bem como sensibilizar as escolas e os agentes educativos para a problemática da segregação ocupacional e da escassez de mulheres nos domínios das Tecnologias e Engenharias; Promover a igualdade de género; Contribuir para uma cidadania ativa e livre.
EnvelhoSer LivroMente
Coordenadora: Margarida Ferreira/Célia Gil
Diálogo de Gerações
Tendo como tema a terceira idade, o projeto desenvolve-se em duas etapas (Ação 1 e Ação 2): a primeira direcionada para os alunos dos curso profissionais e do 12º ano de Artes Visuais e a segunda, dos alunos para a comunidade, através da implementação de atividades em lares, na biblioteca e noutros recintos escolares.
Estão previstas atividades de leitura literária, científica, dos media, digital e gráfica, interligadas com a temática definida. Estas leituras, sendo direcionadas para um assunto do interesse destes cursos, servem como motivação para que os alunos adiram à prática da leitura, bem como o suporte digital a utilizar (tablets). Deverão apresentar as obras lidas nos meios de comunicação social previstos e em atividades decorrentes da leitura nos lares.
Objetivos gerais: Criar hábitos de leitura nos alunos. Formar os alunos para a cidadania, consciencializando-os para a necessidade de contribuir de modo a haver um envelhecimento ativo e saudável, através da implementação de ações relacionadas com a leitura em instituições da região.
Gamificação
Docente responsável: Fernanda Fonseca
Educação Gamificada
Resumo do projeto:
Este projeto utiliza mecânicas e dinâmicas de jogos através do uso de tecnologias. Aplica-se às disciplinas de português e matemática dos 7º/8º e 9ºanos.
Objetivos gerais: :tornar a aprendizagem mais motivadora, melhorando-a; promover o envolvimento entre alunos, professores e responsáveis de educação; incentivar nos alunos o interesse pelos conteúdos escolares tradicionais e pela região; descobrir novas maneiras de interagir com o conhecimento e o mundo ao seu redor.
Como alcançar os objetivos - através da aplicação de estratégias de gamificação que envolvem: conteúdos escolares; uso de tecnologia baseada em videojogos; uso de ideias e mecanismos de jogos para incentivar os alunos a querer mais; competição colaborativa; recompensa.
PONTES
Docente responsável: José Luís Oliveira
Diversidade Autonomia
Resumo do projeto:
Projeto com o apoio da “Associação Luzlinar”, que dinamiza, com alunos do Agrupamento de Escolas do Fundão atividades na área das expressões com o apoio do artista plástico Flávio Delgado.
Objetivos gerais: Integrar e desenvolver a autonomia, a diversidade e a singularidade de cada aluno.
SOBE
Docente responsável: Margarida Ferreira/Célia Gil
Livros e Saúde Oral
Resumo: O impacto da cárie dentária no dia‐a-dia da população é subtil, mas penetrante, influenciando a alimentação, o sono, o estudo e os papéis sociais. A sua prevalência e o sinal recorrente com que se manifesta constituem problemas sérios de saúde da população infantil e juvenil, sendo mesmo considerada uma epidemia silenciosa.
Da colaboração entre a Saúde e a Educação, nasceu um projeto inovador, o projeto Saúde Oral Bibliotecas Escolares (SOBE), que inclui a sobreposição natural entre a Saúde Oral, a Literacia e o universo das Bibliotecas Escolares. O projeto explora materiais e atividades de leitura que promovem aprendizagens, contribuindo para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral.
Objetivos gerais: Subir na qualidade da divulgação da saúde oral; Subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; Subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
ERASMUS +
Docente responsável: João Teodósio
Crise
Humanidade
Atitude
Resumo do projeto:
O projeto Europeu "The Future We Choose" foi elaborado tendo em conta o facto de as Escolas dos seis países parceiros sentirem a necessidade de encontrar soluções para apoiar os jovens alunos a reconhecer situações de crise e aprender formas de as ultrapassar, bem como compreender quais são os seus direitos como jovens e como cidadãos.
Objetivos gerais: :Pretende desenvolver competências nos alunos de modo a mostrar uma atitude correta (adaptação e descoberta) de soluções rápidas que permitam ultrapassar situações inesperadas em situações de crise, tais como terremotos, incêndios, inundações, vírus perigosos, ações terroristas e mudanças climáticas, para além de outras situações inesperadas.
ESCOLA AMIGA DOS DIREITOS HUMANOS
Docente responsável: Catarina Crocker
Direitos
Respeito
Socialização
Resumo do projeto:
O projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos foi desenvolvido no contexto do Programa Mundial para a Educação para os Direitos Humanos, lançado pela ONU em 2004, que enfatizou a integração da educação para os direitos humanos nas escolas primárias e secundárias em todo o mundo. É um projeto global da Amnistia Internacional implementado em escolas em África, América Latina, Ásia e Europa e está a decorrer em Portugal desde 2013, tendo até 2019 apenas 6 escolas participantes.
Objetivos gerais :Pretende capacitar os jovens e promover a participação ativa de todos os membros da comunidade educativa na integração dos valores e princípios dos direitos humanos nas várias áreas da vida escolar.
CONCURSO “FRONTEIRAS DE ESPERANÇA, MINHA TERRA , MEU FUTURO”

http://www.cei.pt/fronteiras-da-esperanca-minha-terra-meu-futuro/
Foram divulgados, no dia 6 de outubro, os resultados obtidos na primeira edição do Concurso "Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro", promovido pelo Centro de Estudos Ibéricos e pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). O Agrupamento de Escolas do Fundão obteve os seguintes prémios:
Tema 1. "Leituras e (re)interpretações do território: diagnósticos prospetivos”
Escalão 1 - 1º Ciclo
1º Prémio: “Eco Kit Tira Nódoas” – de Gustavo Ascensão Nunes, Íris Lourenço Silveira e Tomás Soares Gadanho (Escola EB Pêro Viseu -Agrupamento de Escolas do Fundão)
Escalão 3 - 3º Ciclo
1º Prémio: “Tecnologia EM, invisível, mas eficiente!” – de Miguel Correia, Tiago Rodrigues e Guilherme Marques (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
Menções Honrosas
Escalão 2 - 2º Ciclo
“Borreguinhos da Beira Baixa” – de Leonor Marques; Núria Canarias; Salvador Ascenção (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
“De doce vilão...A bom papão” - Beatriz Belo; Diogo Brito; Rodrigo Nobre (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
Escalão 3 - 3º Ciclo
”Coma! É leve e nutritivo.” – de Eva Dionísio, Leonor Gomes e Maria Figueira (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
Escalão 4 – Secundário
“Influência da precipitação em potenciais movimentos de vertente, na Serra da Gardunha” – de Anaís Fernandes, Rodrigo Costa e Sara Couto (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
“A Nossa flora - Etnobotânica da Serra da Gardunha” – de Dinis Pereira, Simão Pereira e Vânia Bento (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
https://herbario-aef2.webnode.com/

Tema 2. " Escrita, literatura e território: trabalhos de expressão literária”
Menções Honrosas
Escalão 3 - 3º Ciclo
“Uma conversa sustentável” – de Luna Santos Gamanho e Maria Beatriz Gavinhos (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão).
Tema 3. “Arte e território: trabalhos de expressão artística”
1º Prémio: Escalão 3 - 3º Ciclo
“Nossa terra, nosso futuro” – de Dinis Gomes Pereira, Nuno Miguel Fians e Margarida Cardoso Lindeza (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
Menções Honrosas
Escalão 4 – Secundário
“Fronteira” – de Matilde Florêncio e Ana Ascensão (Escola Secundária do Fundão - Agrupamento de Escolas do Fundão)
Prémio “Escolas”: 2.º Escola Secundária do Fundão
A sessão de entrega de Prémios do Concurso "Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro" e a inauguração da Exposição dos trabalhos, bem como o lançamento do Catálogo, vai ser realizada no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.