Estabelecimentos Escolares do AEF  

   

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ENSINO SUPERIOR  

   

Provas finais e exames nacionais 2016  

   
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  • Nota Introdutória
  • Empreendedorismo
  • Eco-Escolas
  • Ser Solidário
  • Voluntariado
  • Promoção e educação para a saúde
  • Volta à França em 4 anos
  • Histórias? É connosco!
  • Ciência na Escola – 14ª Edição
  • Programação no 1º Ciclo
  • À descoberta das 4 cidades
  • Grupo de Cantares do AEF
  • GAES
  • ESPAÇO D
  • A Música faz bem!
  • Parlamento dos Jovens
  • Histórias Suculentas…
  • Engenheiras por um dia

  

Os projetos e clubes dão um importante contributo para se atingirem os objetivos consagrados no projeto educativo. Anualmente, a oferta e a participação são reveladoras do dinamismo do Agrupamento, do envolvimento da comunidade educativa, do empenho e dedicação de professores e alunos e demais colaboradores. A diversidade de projetos e clubes denota a preocupação para o desenvolvimento, nos alunos do AEF (centro de toda a atividade educativa), de competências básicas exigidas pela sociedade atual e consequentemente para a promoção do sucesso educativo e a manutenção de níveis residuais do abandono escolar. A cultura de mudança subjacente a esta preocupação conta com o contributo das reflexões/avaliações permanentes a diversos níveis, não só do conselho de projetos e clubes, mas também, a um nível mais abrangente, da direção, do conselho pedagógico, dos departamentos, dos conselhos de coordenadores dos DT e da equipa de autoavaliação, permitindo incorporar as mudanças necessárias e a consequente adaptação contínua, assegurando algumas continuidades, reformulando ou implementando novos projetos/clubes. É bem evidente a preocupação na diversificação e oferta de experiências de aprendizagem em espaço formal e não formal, as quais valorizam o percurso formativo não só dos alunos mas de outros agentes educativos, nutrindo potencialidades de desenvolvimento individual (+ Pessoa), que conduzem à valorização coletiva e ao reconhecimento externo (+ Escola; + Fundão). Os projetos e clubes privilegiam o sentido de pertença a uma comunidade, reconhecendo as alterações de ordem social, educativa (escola inclusiva) e económica, desenvolvendo ações abrangentes (vertentes ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica) destinadas ao público interno e externo e valorizando o envolvimento da comunidade educativa, potenciando, assim, práticas inovadoras e contributos diversificados com resultados que abrangem a organização como um todo. Promovem a articulação de órgãos e serviços, internamente e com o exterior, uma vez que só desta forma é possível o envolvimento de diferentes estruturas, alunos de diferentes turmas e níveis de ensino, EE/pais, docentes de várias áreas, entidades externas e pessoal não docente, em torno de objetivos/ações comuns. Reforçam uma atitude de maior abertura ao exterior pelas inúmeras parcerias estabelecidas e pela organização e participação em eventos de divulgação dos projetos e clubes/atividades desenvolvidas. Evidenciam uma preocupação em incrementar a eficiência, motivando alunos e colaboradores, partilhando recursos, reduzindo custos, utilizando as tecnologias de informação (alguns projetos candidatam-se a financiamento externo, outros articulam ações preocupando-se em estabelecer redes de trabalho internas e com o exterior, solicitam apoios a empresas ou a outras entidades.

 

Empreendedorismo

Docente responsável: Alda Fidalgo.

Resumo do projeto:   Ser empreendedor é sobretudo uma atitude. Educar para o empreendedorismo é preparar os jovens para aprender a agir e a pensar. Com este projeto, na escola desde 2006, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de competências empreendedoras nos alunos, desenvolvendo iniciativas/programas/projetos diversificados.

Objetivos gerais: Desenvolver competências empreendedoras; Adquirir conhecimentos e selecionar boas práticas a fim de generalizar na escola um ambiente ainda mais empreendedor; Fortalecer o estabelecimento de parcerias com empresas/ instituições; Promover o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos alunos e pelo Agrupamento.

 

TUTORIAL- VÍDEO GRAVADO NA NOSSA ESCOLA (2011) pelo ISCTE-IUL /DGIDC

PRÉMIO INOVA ESCOLA 2015 – MENÇÃO HONROSA

PRÉMIO INOVA ESCOLA 2014 - 1º PRÉMIO NACIONAL

 

ECO-Escolas 

Docente responsável: Célia Freitas.

Resumo do projeto:   Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações nas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Para Receber a Bandeira Verde (Galardão) a escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos 7 passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade, Eco-Código.

O plano de ação é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de ação/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas, incluindo atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano (Espaços exteriores). Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos subprojectos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

Objetivos gerais: Melhorar o desempenho ambiental da escola; Envolver os alunos nos processos de decisão e implementação das atividades relacionadas com o ambiente. /span>

2015/2016

 

NÓS RECICLAMOS!

 

 

"Castelo Branco: Escolas do distrito recolheram 10 300 quilos de resíduos para reciclagem Entre as 12 Eco-Escolas de Castelo Branco que participaram na iniciativa de sensibilização ambiental Geração Depositrão da ERP Portugal foram recolhidos 10 300 quilos de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e devidamente encaminhados para reciclagem. Esta ação recolheu no passado ano letivo em todo o país, mais de 330 mil quilos, uma recolha que contou com a adesão de cerca de 600 Eco-Escolas. Com base nos resultados finais deste desafio, foi apurado o top 5 do ranking do distrito relativo ao peso total de resíduos recolhidos, sendo a Escola Secundária com 3.º Ciclo do Fundão a líder, com 5304 quilos recolhidos, seguida das escolas EB23 Serra da Gardunha e EB1/JI do Refúgio, com cerca de 1000 quilos, EB23 Padre António Lourenço Farinha e Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, com aproximadamente 800 quilos de resíduos recolhidos neste desafio. Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal, conclui que “os resultados desta edição foram excelentes! As escolas mostraram novamente que são peças fundamentais na formação dos cidadãos, incutindo hábitos e comportamentos corretos, nomeadamente no que toca à gestão de resíduos, pois o seu encaminhamento adequado é fulcral para assegurar o seu tratamento e reciclagem. Após sete edições desta campanha, conseguimos avaliar o crescimento sustentado do volume de resíduos recolhidos e, acima de tudo, da consciência dos cidadãos sobre esta causa. As escolas são pontos de recolha reconhecidos pela população local das regiões em que se inserem. Parabéns a todas as escolas Geração Depositrão pelo magnífico trabalho desenvolvido!”

  

 

 Eco-Código 2014/2015

 

 Está disponível o Jornal OLHO VIVO com uma notícia do nosso projeto Olho Vivo maio 2015

 

Está disponível o Jornal OLHO VIVO com uma notícia do nosso projeto Olho Vivo fevereiro 2015

 

A Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE distinguiu mais uma vez a nossa Escola com a atribuição da Bandeira Verde, declarando-a novamente como uma Eco-Escola!

Para além de um reconhecimento e uma distinção do trabalho efetuado no ano letivo 2013/2014, esta bandeira representa um compromisso e uma responsabilidade da comunidade educativa para fazer mais e melhor ao nível do desenvolvimento sustentável e da conservação do ambiente. Na quinta-feira, dia 5 de março vamos hastear a Bandeira Verde às 14h.30m. C

Contamos com a vossa presença! Um bem haja a todos por toda a colaboração neste projeto

 

 

 

 

  ECO-CÓDIGO

 

 

 

 

 

Criar uma árvore de frutos

O concurso “Sim, criar uma árvore dá frutos” teve como objetivo relembrar a importância de cuidar das nossas florestas, criando um trabalho com embalagens ecológicas Compal/Tetra Pak.

Este desafio da Compal e da Tetra Pak, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, foi lançado a mais de 1500 estabelecimentos de ensino da rede Eco-Escolas.

 

 

A nossa Escola, através do Eco-Escolas e da Operação Alegria, aceitou o desafio e criou uma árvore muito original, e os respetivos frutos construídos com embalagens familiares Compal da Tetra Pak, que exibiam a certificação do Forest Stewardship Council (FSC). Mais informação

 

“Green School” – Comemoração do 1º dia internacional das Eco- Escolas

No dia 7 de novembro alunos das turmas do 8ºE, 9ºE e 11º PTAL participaram na atividade “GreenSchool” que tinha como objetivo comemorar o 1º dia internacional das Eco-escolas. Munidos de luvas e sacos plásticos, alunos e professores limparam o recinto escolar e posteriormente fizémos a separação seletiva dos resíduos que encontrámos.

 

 

                    

 

mais informação

 

 PELOURINHO DO FUNDÃO – ESCULTURA ECOLÓGICA

 

As turmas do 7º C, 7ºD, 7ºE, da disciplina Educação Visual do Agrupamento de Escolas do Fundão, em 2014 com Upcycling: constrói um monumento da tua terra. mais informação

            

Mais informação sobre o Pelourinho do Fundão.         

 

 

 

 

SER SOLIDÁRIO

Docente responsável: Ana Brioso.

 

Resumo do projeto:   Recolha de contributos da comunidade escolar (roupas, material escolar, alimentos, artigos de higiene …) para distribuição aos alunos mais carenciados do Agrupamento e na comunidade concelhia através das entregas à “Loja Social do Fundão”.

Objetivos gerais: Desenvolver competências no âmbito da educação para a solidariedade e voluntariado; Contribuir para a melhoria do bem-estar de alunos carenciados do Agrupamento de Escolas; Contribuir para a melhoria do bem-estar de famílias carenciadas no concelho, através da colaboração com a Loja Social do Fundão; Divulgar os produtos elaborados pelos clientes da APPACDM do Fundão e/ou partilhar recursos; Contribuir para a redução de resíduos.

 

 

SERVIÇO DE VOLUNTARIADO SEMANAL NO HOSPITAL DO FUNDÃO

Docente responsável: Fátima Corredoura.

 

Resume:O grupo de voluntariado conta com 20 alunos participantes e duas professoras, uma coordenadora, outra assessora (Maria da Conceição Godinho). O projeto consta da visita semanal, em regime de rotatividade, aos doentes internados no Centro Hospitalar Cova da Beira - Hospital do Fundão. O grupo semanal é constituído por quatro elementos: dois alunos voluntários e as duas professoras. A abordagem ao doente inicia-se com a oferta de exemplares do “Jornal do Fundão” cedidos por aquele semanário. A partir dessa primeira abordagem é desenvolvida a interação com cada doente, essencialmente no sentido de atenuar a realidade do internamento hospitalar. Sempre que se concretiza a edição do jornal escolar “Olho Vivo”, os alunos voluntários também distribuem exemplares no sentido de divulgar as atividades realizadas no Agrupamento e promover a articulação com o meio. O projeto possui outras áreas de intervenção, nomeadamente, a participação em atividades: de animação dos espaços hospitalares na época natalícia e de chegada da primavera, intituladas respetivamente, “Natal no Hospital” e “Sentir a Primavera”. Estas ações são implementadas em colaboração com o Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira e serão desenvolvidas pela turma APS 14; solidárias, nomeadamente em colaboração com o Banco alimentar da Cova da Beira.

Objetivos gerais: Favorecer o contacto intergeracional através do interesse e disponibilidade para interagir com os utentes. Valorizar boas práticas de cidadania.

 

 


 

Agrupamento de Escolas do Fundão distinguida com o “Selo de Escola Voluntária”

 

 

O Agrupamento de Escolas do Fundão foi distinguido, pelo Ministério da Educação e Ciência, pelo segundo ano consecutivo, com o “Selo de Escola Voluntária”, de atribuição anual, como reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito do voluntariado e da solidariedade, fortalecendo o envolvimento da comunidade educativa no projeto da escola e da escola na comunidade.

 

A cerimónia de entrega do prémio do “Selo de Escola Voluntária”, que decorreu no passado dia 30 de abril, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, contou com a presença de várias individualidades, como o Presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca e o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que entregou pessoalmente o prémio ao diretor do Agrupamento, Armando Anacleto. O prémio consta de um galardão em acrílico com o “Selo de Escola Voluntária”, que será afixado à entrada da Escola sede deste Agrupamento Escolar.

 

      

 

 

 

 

 

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E GABINETE DE SAÚDE

Docente responsável: Alda Fidalgo.

 

Resumo do projeto:         

Em contexto escolar, Educar para a Saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde, ou seja, ao seu bem-estar físico, social e mental. A ausência de informação incapacita ou dificulta a tomada de decisão. Neste contexto pretende-se que sejam desenvolvidas atividades no âmbito da Alimentação Saudável e Atividade Física, Educação para o Consumo, Saúde Sexual e Reprodutiva, Sexualidades e Prevenção de IST’s, Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas, Prevenção da Violência Escolar e do Bullying. A concretização destas atividades irá ter o apoio de várias entidades parceiras: Centro de Saúde do Fundão; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias; Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde do nosso Agrupamento. O Gabinete de Apoio ao Aluno conta com elementos da equipa PES.

Objetivos gerais: Contribuir para a promoção e educação para a saúde da população escolar; Desenvolver estilos de vida saudáveis; Prevenir comportamentos de risco; Envolver a Comunidade Educativa nas ações de Escola, no âmbito da saúde.

 

 

1 de dezembro - Dia Mundial da Luta contra a SIDA

 

Agrupamento de Escolas do Fundão - 1/12/2015

 

Não te esqueças que o uso de preservativo é o único meio para prevenir a infeção com HIV

 

VOLTA À FRANÇA EM 4 ANOS

Docente responsável: Daniela Marntis.

 

Resumo do projeto:  Este projeto teve início no ano letivo 2013/2014 e visa enfocar os conteúdos básicos da língua francesa como caminho para promoção da aprendizagem da língua, motivando os alunos, e toda comunidade escolar, para a importância de aprender o francês. Encontram-se envolvidas 4 turmas de pequenos poliglotas muito entusiasmados para aprender a língua francesa. As crianças vão adquirindo conhecimentos linguísticos de forma lúdica, através de canções, pequenas encenações e jogos. Por outro lado, também desenvolvem competências culturais, através de momentos de conversas relacionadas com tradições e costumes franceses, reconhecendo afinidades e diferenças entre as culturas francesa e portuguesa. Ao longo das atividades, os pequenos discentes revelam sempre muito interesse e curiosidade, colocando constantes perguntas. Espera-se, assim, proporcionar a continuidade do ensino da língua francesa, juntamente com o inglês, ao longo dos 1º, 2º e 3º ciclos, formando jovens para a consciencialização de uma identidade integrada na globalização.

Objetivos gerais: Motivar para a aprendizagem da língua francesa; Criar no aluno o compromisso de adquirir competências novas que buscam a construção de um mundo mais cultural e, naturalmente, mais integrado e mais global.

 

HISTÓRIAS? É CONNOSCO!

Docente responsável: Margarida Ferreira.

 

Resumo do projeto:         

Atividade de promoção da leitura e de valorização da biblioteca escolar em todas as escolas do pré-escolar e do 1º ciclo. Atividades sobre a saúde oral (projeto SOBE).

Objetivos gerais: Desenvolver precocemente o gosto pela leitura, sobretudo nas freguesias distantes da sede, onde não existe acesso a bibliotecas e a atividades relacionadas com a literatura; Promover a imagem da escola no exterior.

 

14ª EDIÇÃO DO PRÉMIO ÍLIDIO PINHO CIÊNCIA NA ESCOLA

Resume dos Projetos

Sabor a Flores!

Docente responsável: Celeste Fernandes.

 Resumo do projeto: A localização geográfica do Fundão aliada aos equipamentos disponibilizados pelo Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, recentemente criado na região, faz com que estejam reunidas condições de excelência para a exploração/ produção e comercialização de flores comestíveis de plantas espontâneas que crescem na Serra da Gardunha, constituindo-se um importante polo de desenvolvimento económico para a região. Além disso, a produção nacional de flores para a alimentação, uma vez que exige a ausência de utilização de pesticidas, é escassa, sendo inexistente na região. Embora as virtudes terapêuticas das flores venham a ser exploradas há muito, o seu valor nutricional não foi, até ao momento, muito estudado.

Objetivos gerais: desenvolver técnicas de conservação de flores comestíveis de plantas espontâneas e cultivadas (ex. cerejeira) e avaliar o seu potencial nutricional, diversificando as potencialidades de aplicação na alimentação.

 

Tecnologia EM - Invisível, mas eficiente!

Docente responsável: Maria João Baptista.

 Resumo do projeto: A aplicação da tecnologia de microrganismos na agricultura é uma prática adequada ao ambiente e à saúde Humana. Os seres vivos que a compõem ocorrem naturalmente nas florestas e são conhecidos por microrganismos eficazes/ eficientes (EM): leveduras (Sacharomyces), actinomicetos, bactérias que realizam fermentação lática (Lactobacillus e Pediococcus) e bactérias fotossintéticas. Os efeitos produzidos pelos EM na fertilização/ recuperação de solos, na luta de pragas e doenças, eliminação de odores e tratamento de águas…, resultam dos compostos produzidos na atividade metabólica natural desses microrganismos.

Objetivos gerais: Isolar microrganismos eficientes autóctones; estimular a proliferação dos microrganismos isolados; obter um meio de cultura líquido, concentrado, onde coexistam EM autóctones, comercializável; avaliar a eficácia do meio de cultura obtido.

 

Fireman-Robot

Docente responsável: Ana Madalena.

Muitos incêndios põem em causa a vida humana, principalmente incêndios em indústrias químicas onde o ser humano não pode entrar mesmo que tenha ao seu dispor o melhor equipamento, pois as reações dos produtos produzidos nessas indústrias com o fogo podem ser fatais para quem o tenta combater. O robô bombeiro vem, assim, ajudar as pessoas, especialmente direcionado para auxiliar os bombeiros, nesta tarefa árdua. Ele entrará nos edifícios com o objetivo de extinguir o fogo sem ser necessário que vidas humanas entrem nestes locais. O robô está programado para percorrer todo o espaço e ao detetar as chamas ativar a botija de dióxido de carbono que transportará com ele.

Objetivos gerais: Desenvolver novos modos para facilitar a extinção de incêndios, através de um robô programado (Arduíno) que detete o incêndio e que o extinga.

 

Ládano para proteger e cuidar

Docente responsável: Maria João Baptista.

 

Resumo do projeto: Os conservantes químicos sintéticos da madeira podem ser compostos puros ou misturas, existindo uma grande variedade no custo, na eficiência e no processo de utilização. Os tratamentos industriais, mas principalmente os manuais, têm muitos riscos para o ambiente e para o aplicador. Torna-se, assim, necessário encontrar produtos naturais, que permitam conservar as madeiras, minimizem os riscos para o Homem e, simultaneamente, sejam mais amigos do ambiente, contribuindo para um mundo melhor. A Esteva (Cistus ladanifer) é uma das espécies da região, rejeitada nos processos de limpeza das florestas, não obstante se encontrarem descritas algumas aplicações, inclusive na indústria farmacêutica, as quais não são exploradas localmente.

Objetivos gerais: Extrair da Esteva um composto usado na indústria dos perfumes, o ládano, e aplicá-lo no processo de conservação de madeiras produzidas na região.

 

DACN (Drone Anti-Catástrofes Naturais)

Docente responsável: Teresa Ramos.

 

Resumo do projeto: Ajuda, via aérea, no reconhecimento de locais que sofreram desabamento e na deteção de potenciais vitimas. Neste projeto pretendemos mandar um drone equipado com uma câmara de infravermelhos para locais onde tenham acontecido acidentes e seja impossível de lá chegar ou até mesmo de difícil acesso para ter uma visualização aérea do local e conseguir ver com facilidade as pessoas que necessitam de salvamento.

Objetivos gerais: Montar e programar um drone.

PROGRAMAÇÃO NO 1º CICLO

Docente responsável: Helena Russo 

Resumo do projeto:         

Projeto destinado a implementar a programação através do “Scratch” e Blanc, com o intuito de desenvolver a capacidade de abstração, o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade aos alunos do 1º ciclo. Atividade monitorizada por um técnico da Academia de código, com a duração de uma hora semanal durante o presente ano letivo, na componente de Oferta Complementar. Os professores titulares terão formação de programação (25 horas) com a intenção de futuramente implementar a programação no ensino. O proponente deste projeto é a Câmara Municipal do Fundão, a qual comparticipa a empresa Academia de Código para o desenvolvimento das atividades.

Objetivos gerais: Implementar no Agrupamento atividades no âmbito do pensamento computacional, através do Scratch como linguagem de programação.

 

À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES

Docente responsável: Maria da luz Mendes 

 

 Resumo do projeto:         

Veículo na promoção da igualdade de oportunidades, através das vivências e aprendizagens, dos alunos do 1º ciclo do ensino básico da cidade do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António. É através da partilha de saberes, alicerçada num processo de DESCOBERTA, devidamente estruturado e acompanhado, que o Projeto “À Descoberta das 4 Cidades” se afirma como um ESPAÇO SINGULAR, no âmbito da geminação destas 4 cidades irmãs. Objetivos gerais: Diversificar as ofertas formativas; Pesquisar e explorar, de uma forma lúdica e artística, o património oral (personagens, lugares, objetos mágicos…) das 4 cidades.

Grupo de Cantares do AEF

Docente responsável: José Emílio.

 

Resumo do projeto:         

Grupo constituído maioritariamente por elementos do AEF (alunos e colaboradores) que têm em comum o gosto pela música e pela recuperação das tradições da região no que concerne ao património musical. O grupo divulga as suas recolhas e inéditos em festas do agrupamento bem como nas que são promovidas por entidades parceiras do AEF.

Objetivos gerais: Promover relações interpessoais entre os colaboradores; Promover a convivência e a partilha.  

Gabinete de Apoio Especializado à Surdez (GAES)

Docentes responsáveis: 

Natália Lobo Marques 

 

Resumo do projeto:   O Gabinete de Apoio Especializado à Surdez (GAES) surge como resposta às necessidades dos alunos com deficiência auditiva, com o objetivo de promover a sua autonomia e inclusão na escola e na sociedade. O Gabinete trabalha ainda, de forma direta, com os educadores, professores, pais e outros profissionais deste agrupamento, no sentido de dar encaminhamento aos alunos com deficiência auditiva na resolução das suas dificuldades. O GAES situa-se na sala “Espaço D”, na Escola Básica João Franco, e tem o seguinte horário de funcionamento: terça-feira das 15:35h às 16:20h.

Objetivos gerais: Apoiar os alunos, com deficiência auditiva, bem como as respetivas famílias e professores; Realizar campanhas de sensibilização e construir materiais específicos. .

 

ESPAÇO  D

Docente responsável:  Maria Fernanda Oliveira

 

Resumo do projeto:         

O Espaço D intervém junto de alunos com dificuldades de aprendizagem que tenham na sua base a diminuição/alteração de competências relacionadas com as áreas de intervenção da Terapia da Fala. Desta forma os alunos, depois de devidamente avaliados, são acompanhados de forma personalizada e individualizada (de acordo com as prioridades e a disponibilidade de horário). Este projeto colabora de forma direta com a equipa de educação especial, com a Unidade de Apoio à Multideficiência, com a equipa de referenciação da educação especial, com o SPO e com o Gabinete de Apoio Especializado à Surdez. Trabalha, também, em articulação com professores e famílias.

Objetivos gerais: Reeducar as dificuldades específicas de aprendizagem ao nível da leitura e escrita (Dislexia; Disgrafia; Dislalia; Disortografia e Discalculia).

A Música faz bem!

Docente responsável: Maria José Peixoto 

 

Resumo do projeto: 

A “música” pode ser definida como a arte ou a ciência de combinar sons harmoniosamente. FARIA (2001), descreve a música como “um importante fator na aprendizagem...”. A escola, enquanto espaço institucional para a transmissão de conhecimentos, deve promover a aproximação das crianças à música. Esta aproximação será feita pela aprendizagem da música em si mesma e por outro lado, através da audição da música, em ambiente de sala de aula.

Objetivos gerais: Proporcionar às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico o Ensino da música e o desempenho de um instrumento musical (flauta)

 

   

Parlamento dos Jovens - 3º ciclo

Docente responsável: António Amaral

 

Resumo do projeto: 

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e de Fora da Europa. O programa culmina com a realização anual da Sessão Nacional na Assembleia da República destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico.

Objetivos gerais: Promover e valorizar a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade; Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. 

Parlamento dos Jovens (Secundário)  e Euroscola

Docente responsável: António Amaral

 Resumo do projeto: 

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e de Fora da Europa. O programa culmina com a realização anual da Sessão Nacional na Assembleia da República destinada aos alunos do ensino secundário. O Euroscola é organizado, a nível nacional, pelo IPDJ, I.P. e pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República, das Assembleias Legislativas dos arquipélagos e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira, tendo como objetivo selecionar Escolas que irão participar nas Sessões EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Objetivos gerais: Promover e valorizar a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade; Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir .

Histórias Suculentas…

Docente responsável: Teresa Félix

 

Resumo do projeto:   Diariamente somos confrontados com a necessidade de inverter a degradação ambiental, tarefa da responsabilidade de cada um. Animais e plantas fazem parte do dia-a-dia das crianças através do contacto mais ou menos direto, em casa e no jardim de infância. Muitas vezes são personagens de livros, de desenhos animados e ainda de bonecos com que brincam. Seres vivos com cores e formas diversificadas, que sofrem mudanças com as condições ambientais, são um fascínio para as crianças, despertando-lhes naturalmente o interesse para a exploração de aspetos relacionados com o que as rodeia. A partir de histórias encontrar-se-ão pontos de partida para a exploração de conteúdos científicos relacionados com: o ar; a água; forças e movimento; luz e energia; objetos e materiais; seres vivos.

Objetivos gerais: Recriar histórias, construindo ambientes vivos em jardins em miniatura, que permitirão aos alunos prever, experimentar, observar e comparar o processo do crescimento e reprodução das plantas.

 

 

 

Engenheiras por um dia

Docente responsável: Teresa Correia

 

Resumo do projeto:   Formar para a igualdade de género.

Objetivos gerais: 

 

 

 

   
   
   

Manuais Escolares 2017/2018  

   

Conteúdos e Critérios de Avaliação 2016/17