Estabelecimentos Escolares do AEF  

   

Oferta Formativa  

   

Comunicação  

   

Documentos Estruturantes  

   

Serviços  

   
8.png8.png2.png3.png1.png6.png
Today93
Yesterday325
This week733
This month5672
Total882316


   
  • Ambiente e Vida
  • Gravura e Serigrafia
  • Grupo de Teatro Histérico
  • Robótica E Programação
  • EUROPEU
  • Ciência na Escola
  • Vídeo, Fotografia e Cinema
  • Saúde
  • Nossa Audiolab
  • Ciência Viva
  • Francês

CLUBE AMBIENTE E VIDA

Docente responsável: João Fidalgo.

Observação    Descoberta    Espírito Científico

Resumo do projeto: O clube ambiente e vida procura explorar componentes experimentais da Biologia e Geologia, e promover o gosto pelas Ciências, em geral. As atividades procuram ser adequadas aos grupos etários envolvidos, tentando-se apresentar aos alunos desafios em que os mesmos possam desenvolver o gosto pela descoberta e algum espírito científico, ao mesmo tempo que desenvolvem competências no manuseamento do material de laboratório, na planificação de experiências e persistência, em articulação com as disciplinas da área científica. São também objetivos do clube facultar aos alunos oportunidades de melhoria na capacidade de observação e da valorização do ambiente.

Objetivos gerais: Motivar os alunos para o trabalho científico; Estimular os alunos a desenvolverem projetos próprios na área da Biologia, ou em áreas interdisciplinares que contemplem aquela área.

CLUBE DE GRAVURA E SERIGRAFIA

Docente responsável: José Luís Oliveira/Flávio Delgado

 Diversidade      Autonomia

Resumo do projeto:         

Espaço livre de divulgação de técnicas e promoção do sentido de confiança e vontade em que os participantes poderão explorar livremente, no desenho e nas técnicas abordadas, o seu modo de estar criativo e expressivo. O clube funciona às quartas-feiras, das 14.150 às 18.00, na oficina de gravura na OFA. O espaço é alargado momentos livres semanais para permitir finalizar trabalhos e a frequência de alunos com outras atividades calendarizadas nas quartas-feiras.

 

Objetivos gerais: Divulgar processos manuais que permitam desenvolver gestualidades e emoções e oferecer descobertas de sentidos que ultrapassem o imediatismo da imagem informática; desenvolver técnicas de composição, traçado e expressão.

 

 

CLUBE DE TEATRO: GRUPO DE TEATRO HISTÉRICO

Docente responsável: António Pereira.

Teatro  Solidariedade  Espetáculo Mudança


O Clube de Teatro Histérico desenvolve nos alunos e nas alunas inscritos e inscritas (que participem com assiduidade total e empenho nas sessões) as capacidades ligadas ao teatro, através de oficinas semanais de teatro, participação em ateliês diversos e idas a ensaios e espetáculos profissionais, seguidos de reflexões. Oferece mais tarde à comunidade a possibilidade de, assistir ao processo de criação, refletir sobre textos, encenadores e assistir ao resultado final em forma de espetáculo de teatro. Apresenta os resultados em mostras de Teatro Escolar, divulgando o Fundão e o Agrupamento através do trabalho desenvolvido. Participa em atividades em articulação com os alunos de Artes Visuais, de formação e parceria com a ESTE e ainda com a autarquia.Resumo do projeto:         

O clube funciona às quartas-feiras, das 14.30 às 17.15, vários locais.

 

Objetivos gerais: Promover, mediante formação e apresentação de espetáculo de teatro, as capacidades dramáticas dos alunos do AEF; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.

CLUBE DE ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO

Docente responsável: Ana Madalena.

 

DESCOBRIR  ROBOTS TODOS JUNTOS !

 

Resumo do projeto:         

Robôs e outras cenas é a denominação global das atividades desenvolvidas no clube.

Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade, pelo que o clube irá contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Serão construção de equipamentos na área da robótica.

Inicialmente começa-se pela construção mecânica em estruturas tipo LEGO, onde serão inseridos motores leds e outros, culminando com a junção de pequenos “cérebros” de controlo num Arduíno (programação). 

O clube funciona às quartas-feiras, das 14.50 às 16.20, LEL e IF3

Objetivos gerais: Promover uma cultura de partilha de saberes e de experiências; Promover o sucesso escolar e educativo; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.

EUROPEU

Docente responsável: António Amaral.

 Onde fica a casa da Democracia?

Resumo do projeto:         

“O Clube Europeu da Escola do Fundão, e os seus parceiros têm prosseguido, ao longo dos anos, os seus objetivos, nomeadamente: Criar um verdadeiro espírito europeu; Promover ações de informação sobre a Europa, desde aspetos geográficos, históricos, culturais e económicos até às Instituições Europeias (estrutura, funcionamento e objetivos), Estados Membros da União Europeia, património cultural e natural da Europa, Problemas defrontados pela Europa; Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e diferenças; Contribuir para a tolerância entre povos; Contribuir para uma tomada de consciência da importância da cooperação; Contribuir para a formação integral do aluno e dos cidadãos em geral, formar cidadãos europeus que respeitem a paz, os direitos do Homem e defendam e conservem o ambiente e o património cultural; Criar centros de interesse que ocupem de forma útil e criativa os alunos da escola.”

 

Objetivos gerais:  Valorizar a cidadania europeia e o conhecimento dos assuntos e da história europeia; Valorizar boas práticas de cidadania.

 

Concurso dos Clubes Europeus 2018/19

 No âmbito da nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf optou-se por um área que reflete as origens e bases da cidadania europeia

 O tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2018/19 é “Europa, casa da Democracia”.

 Abertura do Concurso dos Clubes Europeus: prevista para janeiro de 2019 

CIÊNCIA NA ESCOLA

 

Docentes responsáveisl:  Ana Diva Gonçalves e Conceição Amaral

 

Diversidade

 

Resumo do projeto:  Espaço aberto de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas e a incluir na Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, promovida pela DGE e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O Clube Ciência Viva funciona à 3ª feira e 4ª feira das 11h45 às 13h15, 6ª feira das 11h45 13:15, nos Laboratórios de Biologia e Geologia, Laboratórios de Física e Química

Objetivos gerais: contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida; contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes; promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas; fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais; estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de Agrupamentos diferentes.

 

CLUBE VÍDEO, FOTOGRAFIA E CINEMA

Docente responsável: Luís Branco.

 

Resumo do projeto: Iniciação ou desenvolvimento de conhecimentos, de Fotografia Convencional e Digital. O clube funciona às quartas-feiras, das 14.30 às 17.30, na sala de vídeo e Laboratório de Fotografia.

Objetivos gerais: Promover o conhecimento das tecnologias digitais aplicadas à fotografia, vídeo e cinema. Registar e divulgar as atividades do AEF.

 

Atividades Realizadas:

Sessões de edição em «première».

Documentário Vídeo para o projeto «+ contigo», já editado.

Recolha de imagem para edição posterior, de uma atividade na Biblioteca no dia 12 de outubro.

 

Atividades a Realizar:

Participação na atividade 48HFP em Castelo Branco.

Iniciação à Fotografia, Cianotipia e fotografia Preto e Branco.

Recolhas de imagens e tratamento de amplicópias.

Fotografia digital, tratamento de imagens em «Photoshop»

Edição em «Photoshop»

Participação no projeto «Cinema 100 anos de Juventude» com o apoio da Luzlinar

Coberturas e reportagens diversas em fotografia e vídeo.

Preparação de materiais para a participação nos XXIII Colóquios Juvenis de Arte.

CLUBE DE SAÚDE

Docente responsável: Alda Fidalgo.

Saúde                                           

Resumo do projeto:    

O Clube da Saúde irá funcionar com os alunos das turmas TAS. Os grupos de alunos irão dinamizar atividades/projetos no âmbito da saúde que se destinam à comunidade escolar. Uma enfermeira do Centro de Saúde do Fundão irá semanalmente à escola para dar apoio aos alunos.

 

 Objetivos gerais: Apoiar e sensibilizar a Comunidade Escolar para a prática de hábitos de vida saudáveis.

 

CLUBE NOSSA AUDIOLAB

Docente responsável: Carlos Rodrigues

 Rádio Escolar

Resumo do projeto:         

O “Clube Rádio Escolar” tem como objetivo estruturar um núcleo de comunicação radiofónica com um conjunto de atributos ou de propriedades que se caracterizam preferencialmente por uma atmosfera lúdica / recreativa / divertida e prazerosa. O clube funciona às quartas-feiras, das 10.50 às 12.30, OFA.

 

Objetivos gerais: Promover atitudes e valores; Ampliar as capacidades intelectuais e habilidades comunicativas; Promover o trabalho em grupo; Promover e utilizar uma cultura organizacional de trabalho.

 

CLUBE CIÊNCIA VIVA

Docente responsável: Ana Diva Gonçalves/Conceição Amaral

 

Resumo do projeto: Espaço aberto de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas e a incluir na Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, promovida pela DGE e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O Clube Ciência Viva funciona à 3ª feira e 4ª feira das 11h45 às 13h15, 6ª feira das 11h45 13:15, nos Laboratórios de Biologia e Geologia, Laboratórios de Física e Química

Objetivos gerais: contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida; contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes; promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas; fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais; estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de Agrupamentos diferentes.

CLUBE DE FRANCÊS 

Docente responsável: Daniela Martins

 

 Comunicação   Dinamismo    Jogos    Interação     Canções

 

Este projeto visa enfocar os conteúdos básicos da língua francesa como caminho para promoção da aprendizagem da língua, motivando os alunos para a importância de aprender o francês, de forma lúdica, através de canções, pequenas encenações e jogos. Por outro lado, também visa desenvolver competências culturais, através de momentos de conversas relacionadas com tradições e costumes franceses, reconhecendo afinidades e diferenças entre as culturas francesa e portuguesa.


Objetivos gerais: Promover a aprendizagem da língua francesa; Criar no aluno o compromisso de adquirir competências novas que buscam a construção de um mundo mais cultural e, naturalmente, mais integrado e mais global.Este projeto visa enfocar os conteúdos básicos da língua francesa como caminho para promoção da aprendizagem da língua, motivando os alunos para a importância de aprender o francês, de forma lúdica, através de canções, pequenas encenações e jogos. Por outro lado, também visa desenvolver competências culturais, através de momentos de conversas relacionadas com tradições e costumes franceses, reconhecendo afinidades e diferenças entre as culturas francesa e portuguesa.