Estabelecimentos Escolares do AEF  

   

Oferta Formativa  

   

Comunicação  

   

Serviços  

   

ENSINO SUPERIOR  

   

Provas finais e exames nacionais 2016  

   
6.png6.png5.png2.png2.png8.png
Today144
Yesterday294
This week1592
This month18347
Total665228


   
  • Clubes
  • Ambiente e Vida
  • Vídeo, Fotografia e Cinema
  • Gravura e Serigrafia
  • Proteção Civil
  • Grupo de Teatro Histérico
  • “Mãos Mágicas”
  • Robótica e Eletrónica
  • Fotónica
  • Física das Partículas
  • Astronomia
  • EUROPEU
  • Rádio Escolar

  

Read More

CLUBE AMBIENTE E VIDA

Docente responsável: João Fidalgo.

Resumo do projeto:         

O clube ambiente e vida procura explorar componentes experimentais da Biologia e Geologia, e promover o gosto pelas Ciências, em geral. As atividades procuram ser adequadas aos grupos etários envolvidos, tentando-se apresentar aos alunos desafios em que os mesmos possam desenvolver o gosto pela descoberta e algum espírito científico, ao mesmo tempo que desenvolvem competências no manuseamento do material de laboratório, na planificação de experiências e persistência, em articulação com as disciplinas da área científica. São também objetivos do clube facultar aos alunos oportunidades de melhoria na capacidade de observação e da valorização do ambiente.

Objetivos gerais: Motivar os alunos para o trabalho científico; Estimular os alunos a desenvolverem projetos próprios na área da Biologia, ou em áreas interdisciplinares que contemplem aquela área.

CLUBE VÍDEO, FOTOGRAFIA E CINEMA

Docente responsável: Luís Branco.

 

Resumo do projeto:         

Aprendizagens de fotografia e vídeo, no espaço de fotografia convencional. Desenvolvemos aprendizagens de todas as fases do laboratório de fotografia a preto e branco. Na fotografia digital passamos por todas as formas de captura de imagem e seu tratamento digital. No vídeo digital começamos com as tipologias de planos passando para a rodagem de imagens, com edição digital e exportação de filmes. Em todos estes espaços os alunos poderão criar livremente ou servirem-se das atividades deste clube como de apoio a atividades em que o AEF participe.

Objetivos gerais: Experimentar técnicas de fotografia e vídeo

CLUBE DE GRAVURA E SERIGRAFIA

Docente responsável: José Luís Oliveira.

 

Resumo do projeto:         

espaço de experimentação técnica, de gravura e serigrafia, de base tradicional, esta oficina procura apoiar os curiosos das artes e contribuir para a sua valorização pessoal em ambiente de camaradagem com construção da autonomia e responsabilidade

monotipia, linóleo, papel metalizado, acrílico, e serigrafia permitirão criar séries de desenhos de criação livre, interpretação temática ou recriação de imagens recolhidas

em espaço equipado para a prática da gravura e da serigrafia, têm participado curiosos com e sem formação artística que exploraram técnicas e maneiras de as produzir

os interesses e a variedade dos participantes permitem diversificar atividades e experiências. Do trabalho produzido, a escola criou acervo que expõe e oferece, divulgando a abrangência e dinâmica da sua atividade

mais uma vez, a escola volta a disponibilizar-te o espaço e permitir que experimentes

 

 

CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL

Docente responsável: Conceição Godinho.

 

Resumo do projeto:         

Os objetivos e metodologia enquadram-se numa perspetiva de prossecução de um trabalho de qualidade e rigor, em prol da segurança e proteção de toda a comunidade educativa e do envolvimento da mesma na segurança e proteção quer dos equipamentos quer das estruturas físicas (edifícios) e espaço exterior.

Objetivos gerais: Valorizar boas práticas de cidadania; Preparar a comunidade educativa em geral para a prevenção contra a ocorrência de acidentes; Fornecer informação sobre os procedimentos corretos a adotar em situações de emergência.

CLUBE DE TEATRO: GRUPO DE TEATRO HISTÉRICO

Docente responsável: António Pereira.

 

Resumo do projeto:         

O Clube de Teatro Histérico desenvolve nos alunos inscritos (que participem com assiduidade total e empenho nas sessões) as capacidades ligadas ao teatro, através de oficinas semanais de teatro, participação em ateliês diversos e idas a ensaios e espetáculos profissionais, seguidos de reflexões. Oferece mais tarde à comunidade a possibilidade de, assistir ao processo de criação, refletir sobre textos, encenadores e assistir ao resultado final em forma de peça de teatro. Apresenta os resultados em mostras de Teatro Escolar, divulgando o Fundão e o Agrupamento através do trabalho desenvolvido. Participa em atividades em articulação com os alunos de Artes Visuais, de formação e parceria com a ESTE e ainda com a autarquia.

Objetivos gerais: Promover, mediante formação e apresentação de espetáculo de teatro, as capacidades dramáticas dos alunos do AEF; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.

“MÃOS MÁGICAS”

Docente responsável: Celeste Fernandes.

 

Resumo do projeto:         

Espaço destinado a alunos com NEE, com um CEI, onde se promove a formação cultural e se dá continuidade do saber das nossas tradições, desenvolvendo atividades de caráter manual, as quais têm uma raiz profundamente cultural da nossa região.

 

Objetivos gerais: Desenvolver competências necessárias aos alunos com NEE para a realização e funcionalidade da sua vida prática, em termos presentes e futuros; Fomentar nos alunos com NEE o gosto pelo saber tradicional.

CLUBE DE ROBÓTICA

Docente responsável: Carlos Paulino.

 

Resumo do projeto:         

Robôs e outras cenas é a denominação global das atividades desenvolvidas no clube. Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade, pelo que o clube irá contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Serão construção de equipamentos na área da robótica. Inicialmente começa-se pela construção mecânica em estruturas tipo LEGO, onde serão inseridos motores leds e outros, culminando com a junção de pequenos “cérebros” de controlo num Arduíno (programação). 

Objetivos gerais: Promover uma cultura de partilha de saberes e de experiências; Promover o sucesso escolar e educativo; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.

CLUBE DE FOTÓNICA -HAJA LUZ NAS ESCOLAS

Docente responsável: Cristina Guedes .

 

Resumo do projeto:         

 

CLUBE DE FÍSICA DAS PARTÍCULAS

Docente responsável: Maria Teresa Ramos.

Resumo do projeto:         

No clube desenvolvem-se projetos promovidos pelo CERN (Beamline for Schools), funcionando às quartas-feiras, das 14h50min-16h20min, na sala LF1. São também realizados treinos com o software HYPATIA para que os alunos estudem as partículas fundamentais da matéria e suas interações através da visualização gráfica dos produtos das colisões de partículas. Esses produtos são "eventos" detetados pelo experimento ATLAS, no acelerador de partículas mais poderoso do mundo, o LHC, no Centro Europeu de Pesquisa de Partículas, CERN, em Genebra.

Objetivos gerais: Motivar os alunos para o trabalho científico na área da Física das Partículas; Melhorar o desempenho escolar.

CLUBE DE ASTRONOMIA

Docente responsável: Maria Teresa Ramos.

Resumo do projeto:         

No clube desenvolvem-se projetos promovidos pela Agência Espacial Europeia (Astro Pi), funcionando às quintas-feiras, das 16h30min às 18h, no gabinete de física.

Objetivos gerais:Motivar os alunos para o trabalho científico na área da Astronomia; Melhorar o desempenho escolar.

EUROPEU

Docente responsável: António Amaral.

 

Resumo do projeto:         

“O Clube Europeu da Escola do Fundão, e os seus parceiros têm prosseguido, ao longo dos anos, os seus objetivos, nomeadamente: Criar um verdadeiro espírito europeu; Promover ações de informação sobre a Europa, desde aspetos geográficos, históricos, culturais e económicos até às Instituições Europeias (estrutura, funcionamento e objetivos), Estados Membros da União Europeia, património cultural e natural da Europa, Problemas defrontados pela Europa; Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e diferenças; Contribuir para a tolerância entre povos; Contribuir para uma tomada de consciência da importância da cooperação; Contribuir para a formação integral do aluno e dos cidadãos em geral, formar cidadãos europeus que respeitem a paz, os direitos do Homem e defendam e conservem o ambiente e o património cultural; Criar centros de interesse que ocupem de forma útil e criativa os alunos da escola.”

 

Objetivos gerais:Desenvolver competências necessárias aos alunos com NEE para a realização e funcionalidade da sua vida prática, em termos presentes e futuros; Fomentar nos alunos com NEE o gosto pelo saber tradicional.

CLUBE RÁDIO ESCOLAR

Docente responsável: Carlos Rodrigues.

 

Resumo do projeto:         

O “Clube Rádio Escolar” tem como objetivo estruturar um núcleo de comunicação radiofónica com um conjunto de atributos ou de propriedades que se caracterizam preferencialmente por uma atmosfera lúdica / recreativa / divertida e prazerosa.

 

Objetivos gerais:Promover atitudes e valores e; Ampliar as capacidades intelectuais e habilidades comunicativas; Promover o trabalho em grupo; Promover e utilizar uma cultura organizacional de trabalho.

   

Guia para Pais ( Jovens de 12 aos17 anos)

 

Beira Serra

 

   
   

Guia para Pais  

   

Síntese Curricular 2016/17