Pesquisa  

   

Provas finais e exames nacionais 2021  

   

Dia Europeu do Desporto na Escola  

   

Estabelecimentos Escolares do AEF  

   

Comunicação  

   

Serviços  

   

Museu do AEF visita agora  

   
1.png3.png2.png6.png7.png1.png2.png
Today215
Yesterday455
This week2821
This month11316
Total1326712


   

Folheto Informativo  

   

Contactos  

   
  • Ambiente e Vida
  • Gravura e Serigrafia
  • Clube de Teatro Histérico
  • Robótica E Programação
  • Europeu
  • Vídeo, Fotografia e Cinema
  • Saúde
  • Nossa Audiolab
  • Ciência Viva
  • Imprensa
  • MATCLUB

CLUBE AMBIENTE E VIDA

Docente responsável: João Fidalgo.

Observação    Descoberta    Espírito Científico

 

O clube ambiente e vida procura explorar componentes experimentais da Biologia e Geologia, e promover o gosto pelas Ciências, em geral. As atividades procuram ser adequadas aos grupos etários envolvidos, tentando-se apresentar aos alunos desafios em que os mesmos possam desenvolver o gosto pela descoberta e algum espírito científico, ao mesmo tempo que desenvolvem competências no manuseamento do material de laboratório, na planificação de experiências e persistência, em articulação com as disciplinas da área científica. São também objetivos do clube facultar aos alunos oportunidades de melhoria na capacidade de observação e da valorização do ambiente.

Objetivos gerais: Motivar os alunos para o trabalho científico; Estimular os alunos a desenvolverem projetos próprios na área da Biologia, ou em áreas interdisciplinares que contemplem aquela área.

CLUBE DE GRAVURA E SERIGRAFIA

Docente responsável: José Luís Oliveira/Flávio Delgado

 Diversidade      Autonomia

       

Espaço livre de divulgação de técnicas e promoção do sentido de confiança e vontade em que os participantes poderão explorar livremente, no desenho e nas técnicas abordadas, o seu modo de estar criativo e expressivo. O clube funciona às quartas-feiras, das 14.50 às 18.00, na oficina de gravura na OFA. O espaço é alargado momentos livres semanais para permitir finalizar trabalhos e a frequência de alunos com outras atividades calendarizadas nas quartas-feiras.

 

Objetivos gerais: Divulgar processos manuais que permitam desenvolver gestualidades e emoções e oferecer descobertas de sentidos que ultrapassem o imediatismo da imagem informática; desenvolver técnicas de composição, traçado e expressão.

 

 

CLUBE DE TEATRO HISTÉRICO

Docente responsável: António Pereira.

Teatro  Solidariedade  Espetáculo Mudança


O Clube de Teatro Histérico desenvolve nos alunos e nas alunas inscritos e inscritas (que participem com assiduidade total e empenho nas sessões) as capacidades ligadas ao teatro, através de oficinas semanais de teatro, participação em ateliês diversos e idas a ensaios e espetáculos profissionais, seguidos de reflexões. Oferece mais tarde à comunidade a possibilidade de, assistir ao processo de criação, refletir sobre textos, encenadores e assistir ao resultado final em forma de espetáculo de teatro. Apresenta os resultados em mostras de Teatro Escolar, divulgando o Fundão e o Agrupamento através do trabalho desenvolvido. Participa em atividades em articulação com os alunos de Artes Visuais, de formação e parceria com a ESTE e ainda com a autarquia.Resumo do projeto:         

O clube funciona às quartas-feiras, das 14.30 às 17.15, vários locais.

 

Objetivos gerais: Promover, mediante formação e apresentação de espetáculo de teatro, as capacidades dramáticas dos alunos do AEF; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.

CLUBE DE ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO

Docente responsável: Ana Madalena.

 

DESCOBRIR  ROBOTS TODOS JUNTOS !

  

Robôs e outras cenas é a denominação global das atividades desenvolvidas no clube.

Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade, pelo que o clube irá contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Serão construção de equipamentos na área da robótica.

Inicialmente começa-se pela construção mecânica em estruturas tipo LEGO, onde serão inseridos motores leds e outros, culminando com a junção de pequenos “cérebros” de controlo num Arduíno (programação). 

O clube funciona às quartas-feiras, das 14.50 às 16.20, LEL e IF3

Objetivos gerais: Promover uma cultura de partilha de saberes e de experiências; Promover o sucesso escolar e educativo; Valorizar as vertentes humana, ética, cultural, social, científica, artística, desportiva e tecnológica.

EUROPEU

Docente responsável: António Amaral.

 Onde fica a casa da Democracia?

     

“O Clube Europeu da Escola do Fundão, e os seus parceiros têm prosseguido, ao longo dos anos, os seus objetivos, nomeadamente: Criar um verdadeiro espírito europeu; Promover ações de informação sobre a Europa, desde aspetos geográficos, históricos, culturais e económicos até às Instituições Europeias (estrutura, funcionamento e objetivos), Estados Membros da União Europeia, património cultural e natural da Europa, Problemas defrontados pela Europa; Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e diferenças; Contribuir para a tolerância entre povos; Contribuir para uma tomada de consciência da importância da cooperação; Contribuir para a formação integral do aluno e dos cidadãos em geral, formar cidadãos europeus que respeitem a paz, os direitos do Homem e defendam e conservem o ambiente e o património cultural; Criar centros de interesse que ocupem de forma útil e criativa os alunos da escola.”

 

Objetivos gerais:  Valorizar a cidadania europeia e o conhecimento dos assuntos e da história europeia; Valorizar boas práticas de cidadania.

 

Concurso dos Clubes Europeus 2018/19

 No âmbito da nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf optou-se por um área que reflete as origens e bases da cidadania europeia

 O tema selecionado para os projetos a concurso no ano letivo 2018/19 é “Europa, casa da Democracia”.

 Abertura do Concurso dos Clubes Europeus: prevista para janeiro de 2019 

CLUBE VÍDEO, FOTOGRAFIA E CINEMA

Docente responsável: 

 

Várias

         Formas de 

                     Trabalhar a IMAGEM      

Iniciação ou desenvolvimento de conhecimentos, de Fotografia Convencional e Digital. O clube funciona às quartas-feiras, das 14.30 às 17.30, na sala de vídeo e Laboratório de Fotografia.

Objetivos gerais: Promover o conhecimento das tecnologias digitais aplicadas à fotografia, vídeo e cinema. Registar e divulgar as atividades do AEF.

 

Atividades Realizadas:

Sessões de edição em «première».

Documentário Vídeo para o projeto «+ contigo», já editado.

Recolha de imagem para edição posterior, de uma atividade na Biblioteca no dia 12 de outubro.

 

Atividades a Realizar:

Participação na atividade 48HFP em Castelo Branco.

Iniciação à Fotografia, Cianotipia e fotografia Preto e Branco.

Recolhas de imagens e tratamento de amplicópias.

Fotografia digital, tratamento de imagens em «Photoshop»

Edição em «Photoshop»

Participação no projeto «Cinema 100 anos de Juventude» com o apoio da Luzlinar

Coberturas e reportagens diversas em fotografia e vídeo.

Preparação de materiais para a participação nos XXIII Colóquios Juvenis de Arte.

CLUBE DE SAÚDE

Docente responsável: Alda Fidalgo.

Saúde                                           

O Clube da Saúde irá funcionar com os alunos das turmas TAS. Os grupos de alunos irão dinamizar atividades/projetos no âmbito da saúde que se destinam à comunidade escolar. Uma enfermeira do Centro de Saúde do Fundão irá semanalmente à escola para dar apoio aos alunos.

 

 Objetivos gerais: Apoiar e sensibilizar a Comunidade Escolar para a prática de hábitos de vida saudáveis.

 

CLUBE NOSSA AUDIOLAB

Docente responsável: Carlos Rodrigues

 Rádio Escolar

    

O “Clube Rádio Escolar” tem como objetivo estruturar um núcleo de comunicação radiofónica com um conjunto de atributos ou de propriedades que se caracterizam preferencialmente por uma atmosfera lúdica / recreativa / divertida e prazerosa. O clube funciona às quartas-feiras, das 10.50 às 12.30, OFA.

 

Objetivos gerais: Promover atitudes e valores; Ampliar as capacidades intelectuais e habilidades comunicativas; Promover o trabalho em grupo; Promover e utilizar uma cultura organizacional de trabalho.

 

CLUBE CIÊNCIA VIVA

Docente responsável: João Fidalgo

 

Rede de

         Clubes 

                  Ciência

                              Viva      

Espaço aberto de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas e a incluir na Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, promovida pela DGE e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O Clube Ciência Viva funciona à 3ª feira e 4ª feira das 11h45 às 13h15, 6ª feira das 11h45 13:15, nos Laboratórios de Biologia e Geologia, Laboratórios de Física e Química

Objetivos gerais: contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida; contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e o desenvolvimento de competências científicas relevantes; promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas; fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais; estimular a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas de Agrupamentos diferentes.

 

 

 

 Já está aberto o Fórum dos clubes ciência viva. São mais de 200 clubes a nível nacional que colaboram em rede entre si e com muitos outros parceiros institucionais. Para aceder ao evento basta abrir a página  https://clubescienciaviva.virtualarena.pt. Pede um registo simples e depois pode aceder-se a vários tipos de atividades. A zona do átrio tem as várias opções. Para visitar o espaço do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas do Fundão deve-se entrar no centro de exposições (no átrio, à direita, ou na barra, em baixo), selecionar os clubes da zona centro e vem identificado com o número 37.

Boa navegação!
 
Catálogo Clubes Ciência Viva
 

IMPRENSA

Docente responsável: Leonor Lopes

 

Cultura

              Região

                              Escrita

                                                    

Resumo do projeto:         

O Clube de Imprensa tem como objetivo dinamizar e promover o gosto pela escrita jornalística e pela cultura da nossa região. Destina-se a alunos d o 10º e 11º ano e conta com o apoio do Jornal do Fundão.

 Objetivos gerais :Dinamizar e promover o gosto pela escrita jornalística e pela cultura da nossa região

 

 

MATCLUB

 

Docente responsável: Fernanda Fonseca

 

Desafios

         Pensar 

                     Resolver                                                          

Resumo do projeto:         

O aluno deve ter diversos tipos de experiências matemáticas, nomeadamente resolvendo problemas, realizando atividades de investigação, desenvolvendo projetos, participando em jogos e ainda resolvendo exercícios que proporcionem uma prática compreensiva de procedimentos.

 Objetivos gerais :O Clube de matemática pretende ser um projeto de complemento à atividade letiva, com recursos práticos.

 

 

   
   
   
   
   
   

Procedimentos Concursais  

   

OFERTA FORMATIVA 2021-2022  

   

informação...  

   
   

projetos financiados pela União Europeia  

   

importante....